Fale Conosco

Conteúdo Saudável – Buscando o equilíbrio da sua saúde em todos os aspectos!

Flora intestinal: tudo que você precisa saber

Saúde Física

Flora intestinal: tudo que você precisa saber

Flora intestinal: tudo que você precisa saber
5 (100%) 2 votes

Flora intestinal: tudo que você precisa saber

Todo ser humano tem mais de 100 bilhões de microorganismos no corpo. Aproximadamente 95% estão no trato digestivo, especialmente no cólon. Aquelas bactérias que vivem no intestino são chamadas de flora intestinal ou microbiota.

A flora intestinal é um complexo ecossistema de micróbios, que, na maior parte, são benéficos para a saúde. Das quase 2.000 espécies bacterianas que vivem no corpo humano, apenas cerca de 100 podem causar alguns danos. O resto contribui para manter um equilíbrio no corpo.

Estima-se que a flora intestinal é composta por quase 100 bilhões de bactérias. Cerca de 85% correspondem a lactobacilos e bifidobactérias. Temos 10 vezes mais bactérias intestinais do que as células do nosso corpo. Seu peso total pode exceder 2 quilos.

A origem da flora intestinal.

O ser humano nasce estéril, isto é, sem microorganismos. O bebê adquire seu primeiro traço de bactérias da flora gastrointestinal e vaginal da mãe. Mais tarde, a ingestão de alimentos faz com que, poucas horas após o nascimento, o trato digestivo comece a se encher de microrganismos.

Inicialmente, a partir do leite materno e, em seguida, devido ao consumo de outros alimentos. Tenha em mente que o trato digestivo é a área do corpo que tem mais contato com o meio ambiente.

Diz-se que o intestino implantado chega a 400 metros quadrados, área semelhante à de uma quadra de tênis. A pele atinge apenas 2,2 metros quadrados. As bactérias entram em contato com a camada mucosa do intestino. Isso permite que eles se aninhem e comecem a se multiplicar.

Cerca de dois anos ou, em qualquer caso, após o desmame, a flora transicional se origina. Então a flora intestinal é formada, que é praticamente a final. Existem apenas alterações na flora devido a circunstâncias adversas específicas.

Funções da flora intestinal.

As bactérias que estão na flora intestinal cumprem importantes funções dentro do organismo. Existem basicamente três tipos de tarefas que eles executam: Eles contribuem para sintetizar diferentes compostos, como a vitamina K, D e todo o complexo B.

Eles também ajudam a ter uma absorção adequada de cálcio, ferro e magnésio. Finalmente, eles facilitam o movimento intestinal. A flora intestinal ativa e fortalece o sistema imunológico. Desta forma, ajuda a aumentar as defesas contra infecções bacterianas ou virais.

A flora intestinal impede a implantação de bactérias patogênicas externas. Isso supõe um reforço adicional diante das infecções. Se o estado da flora intestinal é adequado, o sistema digestivo funciona corretamente. Há também um melhor ritmo intestinal e, portanto, não há episódios de constipação ou diarréia.

Em suma, pode-se dizer que a flora intestinal é um elo fundamental no sistema imunológico que garante um bom funcionamento digestivo.

Equilíbrio e desequilíbrio na flora bacteriana.

Há circunstâncias que levam a um desequilíbrio na flora intestinal. Quando isso acontece, há uma maior predisposição para sofrer alergias, dermatite atópica e infecções.

Da mesma forma, a função digestiva é alterada e é comum que a constipação, a diarréia, a distensão abdominal e a má digestão sejam geradas em geral.

Os principais fatores que dão origem a desequilíbrios na flora intestinal são:

  • Antibióticos combatem bactérias que causam infecções, mas também atacam bactérias na flora intestinal. Da mesma forma, eles promovem a instalação de outro tipo de microorganismos patogênicos que podem causar diarréia.
  • Excesso de carnes, gorduras e açúcares e deficiência de fibras.
  • Sedentarismo, estresse, tabaco, álcool e falta de sono.
  • O envelhecimento altera o equilíbrio da flora intestinal, especialmente após 60 anos.
  • Infecções ou doenças digestivas.
  • Cirurgias ou tratamentos agressivos, como quimioterapia ou radioterapia.
  • Viajem para outros lugares do mundo. Especialmente se você comer água crua, mal cozida ou não engarrafada.

O principal meio de recuperar o equilíbrio da flora intestinal é a ingestão de probióticos e prebióticos. Estes são microrganismos vivos e substâncias que ajudam a microbiota a se regenerar.

Title

Facebook

Title

To Top