Fale Conosco

Conteúdo Saudável – Buscando o equilíbrio da sua saúde em todos os aspectos!

COMO O CORAÇÃO FUNCIONA? ♥ ️

Saúde Física

COMO O CORAÇÃO FUNCIONA? ♥ ️

COMO O CORAÇÃO FUNCIONA? ♥ ️
5 (100%) 1 vote

Sistema Circulatório

Vamos falar hoje daquele sistema que faz toda a condução do oxigênio e as substâncias para o corpo como se fossem enormes redes de transportes.

Podemos imaginar o sistema sangüíneo como se fosse em esteiras levando os produtos em uma fábrica. As esteiras seriam como as artérias e veias e os produtos seria o sangue, oxigênio e substâncias que as células do corpo precisa e tudo isso sendo movido por um motor muito potente: o coração.

O sistema circulatório é composto pelas seguintes estruturas:

  • Coração é órgão rico e músculos que se movimentam involuntariamente, ou seja, sem depender da nossa vontade.  Ele fica entre o pulmão direito e o esquerdo, debaixo do osso esterno.
  • Vasos Sanguíneos são estruturas em forma de tubo flexíveis. As artérias, veias de vasos capilares são esses exemplos.
  • Circulação é o nome dado à movimentação do sangue pelos vasos sanguíneos impulsionada pelas batidas do coração.

Coração

O coração é um órgão fascinante. É capaz de gerar sua própria eletricidade e é responsável por fornecer sangue com oxigênio para todos os tecidos do seu corpo através das artérias, os tubos do corpo.

E é isso, afinal, é uma bomba, com seu próprio motor que faz a bomba funcionar. E sua função é muito importante porque, se um tecido não recebe oxigênio por tempo suficiente, as células desse tecido morrem.

Mas, além de fascinante, é muito importante saber como funciona e como isso pode deixá-lo doente. As doenças cardíacas lideram as principais causas de morte nos países desenvolvidos.

Estima-se que nos EUA apenas cerca de 2.000 pessoas morram por dia devido a doenças cardíacas. Isso é uma morte a cada 44 segundos!

A boa notícia é que estamos nos saindo melhor na luta contra essas doenças. Mas ainda há muito o que fazer, então preste atenção!

Pense sobre quando seu coração faz Tik-Tak, Tik-Tak, Tik-Tak … são 2 sons, certo?

Mas o que cada um significa e por que existem dois?

 

Sístole

O primeiro som coincide com o que chamamos de ‘sístole’, quando o coração bomba,  seus músculos se contraem, expulsando o sangue dentro dele, do ventrículo esquerdo para a artéria aorta, a artéria principal.

Ele vai cuidar de levar o sangue para o resto dos tubos e distribuí-lo por todo o corpo.

Diástole

E o segundo som é o ‘Diástole’, que. Na segunda fase o sangue inicia a grande circulação. Esse sangue já oxigenado vai para o coração, é quando o coração começa a inchar para encher com o sangue que vem das veias, entrando pelo átrio esquerdo, passando pela válvula mitral, chegando no ventrículo esquerdo, que empurra o sangue através da artéria aorta para as diversas partes do corpo.

Quando os músculos do coração relaxa e o sangue entra nele, falamos que ocorreu uma diástole.

 

Vasos Sanguíneos

Veias são os tubos que devolvem sangue ao coração, sangue que já teve oxigênio removido. Se cortarmos o coração de cima para baixo como quando cortamos uma maçã, vemos que o coração tem 4 espaços no interior, 2 acima dos quais são os átrios e 2 abaixo, que são os ventrículos. Entre os espaços existem 4 válvulas, 1 para cada espaço.

Algumas coisas que são responsáveis ​​por impedir que o sangue vá na direção oposta quando o coração bombeia.

Quando cada câmara se contrai, a válvula na sua saída é aberta. Quando para de se contrair, a válvula se fecha para que o sangue não flua de volta.

O lado direito e o lado esquerdo do coração têm funções diferentes.

A direita reúne o sangue sem oxigênio ou com pouco oxigênio e bombeia para os pulmões, onde o dióxido de carbono é liberado e o sangue é reabastecido com oxigênio.

Uma vez oxigenado vai dos pulmões para a parte esquerda do coração, que será responsável por bombeá-lo para o resto do corpo, para que as células do seu corpo possam obter o oxigênio que precisam para funcionar.

Circulação Sanguínea

Na circulação sanguínea, na primeira fase, o sangue rico em gás carbônico passa do coração para os pulmões também nas artérias pulmonares.

Nos pulmões, o sistema respiratório faz a parte dele, no fazer a troca dos gases num processo que chamamos de hematose. O  sangue se oxigena e retorna o coração dentro das veias pulmonares.

Porém, antes de passar pelas células, o sangue passa pelo intestino e pega todos os nutrientes líquidos que o sistema digestório produziu, depois disso ele passa pelos rins para levar as substâncias desnecessárias para o sistema urinário.

O que é filtrado, depois de passar pelas células, retorna ao coração.

Após esse momento, ele completa o ciclo retornando novamente os pulmões para fazer a troca gasosa e seguir tudo novamente.

O mais legal de tudo isso é que o coração consegue bombear cinco litros de sangue por minuto. Se um adulto médio tem seis litros de sangue o tempo que o corpo precisa para circular todo o sangue é de um minuto e 8 segundos.

 

Previna-se contra doenças cardiovasculares

Agora que você sabe como seu coração funciona, você pode entender como isso pode deixá-lo doente.

Por exemplo, se algo deixar seu coração incapaz de se contrair bem, como o álcool a longo prazo, ele não será capaz de bombear o sangue de que seu corpo precisa e poderá causar o que é conhecido como cardiomiopatia dilatada.

Se você bombear demais, os músculos do seu coração podem estar muito rígidos e você pode não ficar com a diastólica correta, então você não pode captar o sangue do resto do corpo. Essas pessoas incham suas pernas, por exemplo, porque acabam tendo muito líquido acumulado.

Ou, mais importante, se as artérias coronárias, os tubos que transportam oxigênio para o coração, obstruídas por exemplo com cigarros, álcool, colesterol, falta de exercício … e já não levam o sangue com oxigênio.

As células do coração não receberiam o oxigênio de que necessitam e a morte dessas células ocorreria. Isso é o que é conhecido como um ataque cardíaco.

Então você sabe.

Cuide bem do seu coração e evite as coisas que o prejudicam. Mas além de não adotar maus hábitos como beber ou fumar, também é importante adotar os bons, como praticar esportes ou evitar excessos de alimentos não saudáveis.

 

Title

Facebook

Title

To Top